Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Como Hermione

Como Hermione

Resenha Literária: Sensibilidade e Bom Senso

06.05.22 | A Miúda

Dimensões personalizadas 600x450 px.jpeg

 

     Desde que li o meu primeiro livro de Jane Austen, Orgulho e Preconceito, que fiquei com grande vontade de descobrir mais obras desta autora. Sensibilidade e Bom Senso foi o segundo livro que li dela e, não sei o que se passou, mas tal como aconteceu com o primeiro, fiquei agarrada à história logo desde as primeiras páginas, de tal forma que quando terminei de o ler, não me conseguia concentrar em mais nenhum livro. É a isso que se chama "ressaca literária"? 

 

- Breve sinopse -

     Marianne e Elinor são as protagonistas desta história, duas irmãs bastante diferentes. Mariane, a mais nova, é a mais sentimental, a que age por impulso e a que vive a vida com mais intensidade. Elinor, mais velha, é mais racional, ponderada e reservada. Apesar daquilo que as separa, estas duas irmãs são bastante unidas e têm algo em comum: um coração sujeito a amores e a desamores que as obriga a encontrar o equilíbrio entre a sensibilidade e o bom senso.

 

- Opinião -

     De uma maneira geral, esta foi uma leitura agradável do início ao fim. 

     Jane Austen viveu entre os séculos XVIII e XIX, e nos seus livros podemos encontrar críticas à sociedade da época, aos seus preconceitos e valores, críticas essas que, ainda que tenham sido escritas há tanto tempo, algumas permanecem atuais. 

     A escrita desta autora caracteriza-se pela sua leveza e boa disposição. Apesar de serem, na sua grande maioria, romances, ao contrário do que acontece, em especial, nos romances contemporâneos, nada acontece de forma imediata. Cada etapa da vida de uma personagem tem um momento próprio e esse momento não é forçado. Além disso, as personagens são construídas de forma a torná-las quase reais aos olhos do leitor. Isto é, facilmente caímos na tentação de julgar as personagens, de as odiar ou amar, como se se tratasse de alguém que encontramos na rua.

 

     Neste livro, a personagem que eu mais gostei de conhecer é alguém que, apesar de desempenhar um papel secundário nesta história, não deixa de ser menos importante que as protagonistas. Estou a falar da Sra. Jennings. Utilizando uma expressão que é usada na minha terra, a Sra Jennings é “uma bela peça”. É uma das personagens mais velhas desta história mas, ao mesmo tempo, é das mais jovens. Isto porque está sempre bem disposta e a brincar com quem estiver por perto; tem sempre uma palavra simpática para com todos e, cuidado com o que se diz perto dela, porque esta senhora adora um bom mexerico! Ao criar uma personagem tão bem disposta quanto a Sra. Jennings, por vezes, pode acontecer de essa personagem se tornar um pouco “palhaça” ou inconveniente. É verdade que esta alegre senhora pode ser, por vezes, inconveniente, mas também é verdade que sabe ser séria e deixar os mexericos de parte quando a ocasião assim o pede. 

 

- Recomendo? -

     Claro que sim! Apaixonei-me por Jane Austen assim que li o meu primeiro livro, por isso sim, ela faz parte da minha lista de recomendações! Recomendo, em especial, a alguém que esteja à procura de uma leitura mais leve e/ou para quem gosta de um bom romance.

6 comentários

Comentar post